1. Casa das Rosas

    Localizada próxima ao início da Avenida Paulista, no bairro do Paraíso, a Casa das Rosas é um dos mais belos e importantes pontos turísticos da cidade. Terminada sua construção em 1935 pelo escritório de Ramos de Azevedo, a obra seria residência de uma de suas filhas, Lúcia Azevedo Dias de Castro. O imóvel foi habitado até 1986, quando foi desapropriado pelo Governo do Estado de São Paulo, para em 1991 abrigar um centro cultural nomeado como “Casa das Rosas”, devido ao local abrigar um dos maiores e mais encantadores jardins de rosas da cidade. Atualmente é o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, sendo administrado pelo poeta e professor Frederico Barbosa.

    Abriga a primeira biblioteca do país especializada em poesia e uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

    Em 1985, um ano antes de ser desapropriado, o imóvel foi tombado como Patrimônio Histórico pelo CONDEPHAAT. Possui estilo eclético e determina ao seu entorno um dos contrastes mais plurais da arquitetura paulistana.

    A Casa das Rosas está situada na Avenida Paulista, nº 37, entre as estações Paraíso e Brigadeiro da Linha 2 - Verde do Metrô. O local também pode ser acessado pelas diversas linhas de ônibus que passam pela avenida.

    Fotos: Lucas Chiconi

     
  1. phosphor-us likes this
  2. reveal--your--secrets reblogged this from diurbesp
  3. fabforte reblogged this from diurbesp
  4. fabforte likes this
  5. diurbesp posted this